Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética

Rua México, 164, sl 62 - Centro Rio de Janeiro
+55 (21) 2259-6232 - sobenfee@sobenfee.org.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Carta da SOBENFeE ao

Exmo. Sr. Presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2019

Exmo. Sr. Presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro

Em nome dos membros da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SOBENFeE, instituição específica que congrega profissionais enfermeiros com interesse real no cuidado com o portador de ferida e estética, vimos, mui respeitosamente, dirigir os nossos mais gentis cumprimentos, bem como prestar os devidos esclarecimentos decorrentes da manifestação de V. Exa. acerca da revalidação dos médicos no Programa Médicos Pelo Brasil.

 

A enfermagem, em seus primórdios, tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. Apenas no século XIX - após ser essencialmente necessária nos períodos de guerra, no que tange à valiosa contribuição e assistência aos soldados - teve seu modelo solidificado em pilares técnico e científico.

 

Atualmente, somos a segunda maior categoria do Brasil, com 2 milhões de pessoas, majoritariamente mulheres, que se dedicam a longas jornadas de trabalho, sacrifícios de finais de semana e feriados, muito estudo, dedicação e vocação. Trabalhamos em condições precárias, sem medicamentos, com equipamentos que não funcionam, e na maioria das vezes abdicamos da nossa própria família em prol de milhões de brasileiros que precisam da assistência, mesmo que desvalida, da saúde pública.

 

Não somos, Sr. Presidente, meros ajudantes de médicos. Somos apaixonados por pessoas que mesmo sabendo que não teríamos uma remuneração correspondente à nossa importância, enfrentamos uma árida rotina para zelar pela vida humana, lutando incansavelmente pela melhoria do atendimento prestado à população e pelo engrandecimento da profissão.

 

Isto posto, solicitamos a compreensão, suporte e colaboração de V.Exa. para que possamos atingir nossos objetivos comuns, garantindo o exercício legal da profissão e tornando a nossa ciência e as políticas de promoção da saúde cada vez mais fortes e atuantes.

 

Por fim, a SOBENFeE recomenda ao Sr. Presidente um pedido formal de desculpas aos enfermeiros e ao histórico de lutas e glórias desta categoria que hoje, após ser inferiorizada e menosprezada, está ferida.

 

A Sociedade permanece à disposição de V.Exa. para prestar toda contribuição da enfermagem à saúde dos brasileiros.

 

Cordialmente,

SOBENFeE

Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética