top of page
Tablet

PUBLICAÇÕES

17 de agosto de 2021

Como a enfermagem pode desenvolver sua marca pessoal

Alexander de Quadros - Foto_edited.jpg

Nidia Santiago

A enfermagem sempre foi uma profissão que teve dificuldades em se posicionar e mostrar o seu conhecimento e suas qualidades de igual para igual diante de uma equipe multidisciplinar, dos seus pacientes e no mercado de trabalho.

Não que nossa categoria profissional não possua qualidades e um vasto conhecimento técnico-científico; nós temos consciência de cada uma delas. Porém, sempre nos foi condicionado, inconscientemente, que nosso trabalho é caridade, portanto, não é correto se posicionar como um profissional em busca de destaque. O Resultado disso foi uma enfermagem invisível.

Atualmente a enfermagem vem mudando esse cenário e, está ganhando destaque no mercado de trabalho, exemplo disso é a enfermagem empreendedora que tem crescido muito nesses últimos anos.

Durante muito tempo, era comum acreditar não ser possível empreender na enfermagem, pois a formação profissional sempre foi (e ainda é) muito voltada para o aspecto assistencial. Porém, de uns tempos para cá, principalmente depois do crescimento da enfermagem empreendedora e do uso das mídias sociais, a enfermagem começou a ocupar um espaço até então desconhecido.

Historicamente a enfermagem passou muito tempo “escondida” e nunca soube usar a sua marca pessoal como fator de diferenciação para transmitir aos outros uma boa imagem, a sua imagem de marca.
E existe uma verdade que todo enfermeiro que deseja envergar no mundo do empreendedorismo é: O consumidor procura alguém em quem possa confiar.

É aqui que trabalhar a nossa imagem pessoal e profissional se torna essencial. Afinal, vendemos o nosso serviço, as nossas competências e conhecimentos.

A nossa marca pessoal é uma estratégia usada para "vender" a nossa imagem, influenciando a forma como as outras pessoas nos percebem enquanto seres humanos e profissionais. Marca faz por um profissional o que faz por um produto: faz o profissional valer mais."

Então, o que fazer para acrescentar valor a nossa atividade profissional? Como fazer uma boa gestão de marca pessoal na enfermagem?

Na verdade, é simples.

  1. Começa pela capacidade de comunicação, trabalhar a coordenação entre a comunicação verbal com o não-verbal;

  2. Ter uma postura profissional adequada, sabendo se posicionar em diversas situações, principalmente, ser coerentes entre o que diz e o que faz;

  3. Cuidados com a aparência surgem devido à necessidade de deixar clara esta ideia: ninguém tem o direito de mandar no corpo do outro. Podemos ter o estilo que quiser, o que precisa ser trabalhado é o momento adequado para cada veste dentro do seu estilo e ninguém terá nada a apontar sobre sua imagem profissional;

  4. Autenticidade, criatividade e inovação, porquê? Para você ser a única opção na mente do seu cliente. Esse é o poder da diferenciação.

  5. Ética, afinal, você não precisa falar mal do seu concorrente para agregar valor a sua marca.

Por fim, o que sou não depende apenas do que faço (conhecimentos, competências, formação), mas também do que mostro pelas minhas atitudes (humildade, responsabilidades, disponibilidade).

Potencializar a marca pessoal é premissa para quem quer ser uma profissional de destaque.

Nidia Santiago

  • 1ª Tenente Enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ

  • Pós graduada em Saúde Estética

  • Estrategista em Personal Branding.

  • Cursando MBA em Marketing, Branding e Growth.

Botão
1360x385_Feridas2024-1.png
bottom of page