PUBLICAÇÕES
17 de agosto de 2021
Como a enfermagem pode desenvolver sua marca pessoal
Nidia Santiago
A enfermagem sempre foi uma profissão que teve dificuldades em se posicionar e mostrar o seu conhecimento e suas qualidades de igual para igual diante de uma equipe multidisciplinar, dos seus pacientes e no mercado de trabalho.
Não que nossa categoria profissional não possua qualidades e um vasto conhecimento técnico-científico; nós temos consciência de cada uma delas. Porém, sempre nos foi condicionado, inconscientemente, que nosso trabalho é caridade, portanto, não é correto se posicionar como um profissional em busca de destaque. O Resultado disso foi uma enfermagem invisível.
Atualmente a enfermagem vem mudando esse cenário e, está ganhando destaque no mercado de trabalho, exemplo disso é a enfermagem empreendedora que tem crescido muito nesses últimos anos.
Durante muito tempo, era comum acreditar não ser possível empreender na enfermagem, pois a formação profissional sempre foi (e ainda é) muito voltada para o aspecto assistencial. Porém, de uns tempos para cá, principalmente depois do crescimento da enfermagem empreendedora e do uso das mídias sociais, a enfermagem começou a ocupar um espaço até então desconhecido.
Historicamente a enfermagem passou muito tempo “escondida” e nunca soube usar a sua marca pessoal como fator de diferenciação para transmitir aos outros uma boa imagem, a sua imagem de marca.
E existe uma verdade que todo enfermeiro que deseja envergar no mundo do empreendedorismo é: O consumidor procura alguém em quem possa confiar.
É aqui que trabalhar a nossa imagem pessoal e profissional se torna essencial. Afinal, vendemos o nosso serviço, as nossas competências e conhecimentos.
A nossa marca pessoal é uma estratégia usada para "vender" a nossa imagem, influenciando a forma como as outras pessoas nos percebem enquanto seres humanos e profissionais. Marca faz por um profissional o que faz por um produto: faz o profissional valer mais."
Então, o que fazer para acrescentar valor a nossa atividade profissional? Como fazer uma boa gestão de marca pessoal na enfermagem?
Na verdade, é simples.
Começa pela capacidade de comunicação, trabalhar a coordenação entre a comunicação verbal com o não-verbal;
Ter uma postura profissional adequada, sabendo se posicionar em diversas situações, principalmente, ser coerentes entre o que diz e o que faz;
Cuidados com a aparência surgem devido à necessidade de deixar clara esta ideia: ninguém tem o direito de mandar no corpo do outro. Podemos ter o estilo que quiser, o que precisa ser trabalhado é o momento adequado para cada veste dentro do seu estilo e ninguém terá nada a apontar sobre sua imagem profissional;
Autenticidade, criatividade e inovação, porquê? Para você ser a única opção na mente do seu cliente. Esse é o poder da diferenciação.
Ética, afinal, você não precisa falar mal do seu concorrente para agregar valor a sua marca.
Por fim, o que sou não depende apenas do que faço (conhecimentos, competências, formação), mas também do que mostro pelas minhas atitudes (humildade, responsabilidades, disponibilidade).
Potencializar a marca pessoal é premissa para quem quer ser uma profissional de destaque.
Nidia Santiago
1ª Tenente Enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ
Pós graduada em Saúde Estética
Estrategista em Personal Branding.
Cursando MBA em Marketing, Branding e Growth.