PUBLICAÇÕES
10 de fevereiro de 2023
Os Benefícios da Ortomolecular para Estética.
Alexander de Quadros
O conceito de ortomolecular vem da junção da palavra grega “Orthos” que significa correto ou alinhado com o termo molecular, que vem de molécula. Na perspectiva dos tratamentos de beleza, a estética ortomolecular compreende a possibilidade do corpo em receber doses adequadas de determinados nutrientes para garantir o seu equilíbrio.
A terapia ortomolecular é a ciência que se preocupa em identificar os desequilíbrios bioquímicos, possibilitando organizar o terreno funcional dos indivíduos, corrigindo-os e melhorando todas as funções vitais.
Considerada uma terapia alternativa, neste sentido, a estética ortomolecular utiliza os oligoelementos que podem ser encontrados em diferentes formas (cremes, máscaras, cápsulas, loções) e uma gama de outros produtos criados a partir de ingredientes naturais. Com a ortomolecular estética é possível suplementar as deficiências de substâncias do corpo, que podem ser absorvidas de forma interna e externa.
O Enfermeiro, especialista em Terapias Ortomoleculares, reconhece através de uma investigação individualizada que compreende entender o histórico de vida do paciente, realizar uma avaliação física, utilizando instrumentos de avaliação específicos, bem como a análise de exames laboratoriais solicitados a todos os pacientes que procuram a estética ortomolecular. Esta investigação é capaz de identificar os desequilíbrios internos, deficiências e excessos de inúmeras substâncias orgânicas.
O objetivo primordial é neutralizar a ação dos radicais livres que comumente são produzidos diariamente em nosso corpo, ou mesmo adquiridos através dos alimentos, poluição, estresse. O processo de oxidação que ocorre pelos radicais livres é um acontecimento natural em nosso organismo pela necessidade que temos de queimar oxigênio no sentido de converter os nutrientes absorvidos em energia.
Nosso organismo tem a capacidade de reparar quase que na totalidade os danos causados pelos radicais livres resultantes do processo metabólico. Porém, a adequação do organismo humano e a manutenção do equilíbrio metabólico evitam problemas que podem ser irreparáveis.
Um organismo em desequilíbrio não afeta somente o corpo físico, as alterações são perceptíveis na saúde emocional, estética e observados de forma evidente na pele, considerada o meio de comunicação de todo o individuo com o mundo externo. A pele é capaz de nos mostrar se estamos bem, tristes, com insônia e até como é a nossa alimentação. A estética ortomolecular consegue reequilibrar todos estes nutrientes e manter o organismo protegido dos danos provenientes dos radicais livres.
Na atualidade estamos vivendo de forma acelerada e cada vez mais industrial, tudo nos leva a buscar facilidades que não são ideais ao nosso corpo. A produção de produtos e alimentos industrializados como o sódio e os açucares, somado ao estresse e a poluição formam o arcabouço para o desequilíbrio do nosso organismo. A busca por uma alimentação saudável é fundamental devido ao impacto sobre a nossa saúde e nos aspectos estéticos.
Com a estética Ortomolecular você compreende o que seu corpo precisa, o que está faltando e o que está em excesso, sendo uma grande aliada em todos os procedimentos estéticos.
Desta forma a estética tem mais uma aliada para corrigir os desequilíbrios, aumentar a qualidade de vida e autoestima. A verdadeira beleza pode ser adquirida quando alinhamos o bem-estar físico, emocional e estamos bonitos de dentro para fora. Estes benefícios podem ser alcançados através desta terapia complementar maravilhosa, chamada de ortomolecular.
Alexander de Quadros
Bacharel em Enfermagem.
Doutor em Naturopatia American University -Instituição de Ensino Superior em Washington D.C., Estados Unidos.
Mestre em Educação pela PUC/RS.
Especialista em Enfermagem Estética.
Especialista em Enfermagem Dermatológica.
Especialista em Terapia Ortomolecular.
Membro do Grupo Técnico Enfermagem Estética COREN RS.
Membro diretor da SOBENFeE RS. Membro diretor da Estética SOBENFeE Nacional.