Babosa
capa-´fitoterapicos.png

Feridas 2022 
I Simpósio Brasileiro de Tratamento de Feridas com Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Prezado congressista,

 

É com muito prazer que participamos da coordenação deste I Simpósio Brasileiro de Tratamento de Feridas com Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Para isso desenvolvemos uma programação científica que conta com mesas redondas, conferências e apresentações de programas e relatos de casos adotando uma abordagem inovadora sobre a utilização das plantas medicinais e fitoterápicos para o tratamento de feridas agudas e crônicas em nível ambulatorial.

 

Procuramos trazer para este I Simpósio temas relevantes como o panorama atual das plantas medicinais e fitoterápicos no que diz respeito às pesquisas científicas e avanços desta área no Sistema Único de Saúde.

 

Entendemos que os assuntos aqui abordados trarão aos congressistas uma revisão e atualização sobre a aplicação de plantas medicinais como uma nova opção no processo de cuidar.

 

Para a apresentação dessa nova tecnologia no tratamento de feridas teremos a presença de profissionais renomados e de referência na área da Fitoterapia, com experiência na inserção de plantas medicinais e fitoterápicos na área da saúde com segurança, eficácia e qualidade como aspectos fundamentais para orientar os profissionais de saúde em sua prática no tratamento de feridas.

 

Esperamos, que você congressista, possa ampliar o processo de cuidar com a utilização das plantas medicinais e fitoterápicos como método terapêutico farmacológico a ser utilizado no tratamento de feridas, permitindo que o papel na busca de conhecimentos possa revelar e colocar em discussão uma nova área de atuação que resgate aspectos importantes do cuidar, numa visão integral do ser humano.

 

Sejam Bem-vindos!!!!

Silvana.png

Silvana

Cappelleti Nagai

Jose-Carlos.png

José Carlos Tavares Carvalho

Coordenadores

PALESTRANTES

Silvana.png

SILVANA CAPPELLETI NAGAI

Graduada em Enfermagem pelaPontifícia Universidade Católica de Campinas em 1978. É Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas – UNICAMP (2004) e Pós-graduada em Administração Hospitalar (1982) e Administração Pública (1992) pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde. Realizou Estágio no Laboratório de Plantas Medicinais com o Prof.Dr Walter Radamés Accorsi na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP de 1997 a 2001 e concluiu seu curso de Especialização em Fitoterapia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEHE/FACIS) em 2002. Atua no campo prático e de ensino na área de tratamento de feridas com Plantas Medicinais e Fitoterápicos desde 2007. Foi Coordenadora de Conteúdo e Facilitadora do Curso de Fitoterapia na Atenção Básica FIOCRUZ/UFPA/MS – disponibilizado pela plataforma AVASUS. Atualmente é Coordenadora de Conteúdo do Curso de Qualificação dos Profissionais de Saúde para Aplicação de Plantas Medicinais no Tratamento de FeridasFIOCRUZ/MS. Atua na área das Práticas Integrativas com o Toque Terapêutico desde 2000.

Jose-Carlos.png

JOSÉ CARLOS TAVARES CARVALHO

Amapá. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia. Membro titular (correspondente estrangeiro) da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha. Coordenador da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos - RANAF. Coordenador da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos - RAPBioFar. Coordenador Local do INCT RENNORFITO - Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - CNPq. Coordenador do Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais da Farmacopeia Brasileira.

Daniel-Miele-Amado.png

DANIEL MIELE AMADO

Gestor de Políticas e Projetos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Consultor do Ministério da Saúde por 10 anos. Ex-Coordenador da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC. Ex-Coordenador Municipal de PICS em João Pessoa PB (200-2011). Especialista em apoio matricial pala UNICAMP. Graduação em Educação Física pela UFPB.

Carmen-Verônica-Mendes-Abdala.png

VERÔNICA ABDALA

Verônica Abdala é bibliotecária com mestrado em Ciência da Informação. Atua há mais de 30 anos na gestão e desenvolvimento de serviços e fontes de informação em saúde, na BIREME, um Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), onde tem o cargo de gerente de serviços e produtos de informação. Coordena projetos de cooperação técnica para a aplicação do Modelo Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em plataformas e portais que organizam, promovem e facilitam o acesso e uso do conhecimento em políticas, estratégias e decisões na área da saúde e nos países da América Latina e Caribe. Mais recentemente tem enfocado suas atividades na área de tradução do conhecimento em saúde, atuando na produção de mapas de evidências e sínteses de evidências.

Fabio-Carmona.png

FABIO CARMONA

Professor associado e pesquisador no Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Coordenador do Ambulatório da Farmácia da Natureza. Médico (UFMT, 1998), Pediatra (HCFMRP-USP, 2001), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em saúde da criança e do adolescente, Pós-doutorado (2011) na Universidade de Harvard, Livre-docência (2017) pela FMRP-USP. Coordenador da Pós-graduação Fitoterapia USP. Possui experiência de 13 anos na prescrição de fitoterápicos.

Francineide-Pereira-da-Silva-Pena.png

FRANCINEIDE PEREIRA DA SILVA PENA

Enfermeira, Graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata; Especialista em Pediatria Clínica-UEA, Mestre em Desenvolvimento Sustentável-UnB, Doutora em Ciências-USP, Professor Associado da Universidade Federal do Amapá, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Líder do Grupo de Estudos em Doenças e Agravos Crônicos-GEDAC, Membro Fundador da Rede de Estudos em Tecnologias Educacionais-RETE; Membro Fundador do Time de Gestão em Feridas Complexas-TIGESFC.

Rebeca-Vargas-Antunes-Schunck.png

REBECA VARGAS ANTUNES SCHUNCK

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em Farmacologia. Tem mestrado e doutorado em Neurociências pela mesma instituição. Atualmente, exerce a função de farmacêutica na Secretaria de Saúde de Igrejinha, atuando desde 2014 na gestão de Assistência Farmacêutica municipal e desempenhando as funções de desenvolver serviços farmacêuticos técnico gerenciais em estabelecimentos de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde. É responsável técnica pela Farmácia de Manipulação de Igrejinha, onde atua desempenhando as funções de manipulação de insumos farmacêuticos, além de compor a Comissão de Farmácia e Terapêutica do município.

Image by Yaroslava Stupnytska

PROGRAMA
QUARTA-FEIRA, 30 NOVEMBRO 2022 • SALA 3

Coordenação:
Silvana Cappelleti Nagai – SP, José Carlos Tavares Carvalho – AP

09:00 – 10:30 - MESA REDONDA: PANORAMA ATUAL DAS PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NO BRASIL
Coordenação: Silvana Cappelleti Nagai - SP

09:00 - 09:20 - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos- Avanços no Sistema Único de Saúde
Palestrante: Daniel Miele Amado - DF

09:20 - 09:40 - Mapeamento e Sistematização das Evidências Científicas sobre Efetividade Clínica das Plantas Medicinais
Palestrante: Mariana Cabral Schveitzer - SP

09:40 - 10:00 - Produtos da Farmacopeia Brasileira Relacionados a Plantas Medicinas e Fitoterápicos
Palestrante: José Carlos Tavares Carvalho - AP

10:00 – 10:30 - Discussão

11:30 - 12:30 - CONFERÊNCIA

Coordenação: Daniel Miele Amado - DF

Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Aplicação no Tratamento de Feridas.

Palestrante: Silvana Cappelleti Nagai - SP

12:45 - 13:45 - SIMPÓSIO SATÉLITE VENOSAN
 

14:00 - 15:00 - CONFERÊNCIA

Coordenação: Fábio Carmona - SP

Pesquisas sobre Plantas Medicinais para o Tratamento de Feridas.

Palestrante: José Carlos Tavares Carvalho - PA

15:00 - 16:00 - CONFERÊNCIA

Coordenação: José Carlos Tavares Carvalho - PA

Aplicação de Fitoterápicos nas Úlceras Crónicas - Experiência da Farmácia da Natureza.
Palestrante: Fábio Carmona - SP

16:00 - 16:30 - INTERVALO PARA VISITA A FEIRA

16:30 - 18:00 - MESA REDONDA - APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS E RELATOS DE CASOS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DE FERIDAS.
Coordenação: Silvana Cappelleti Nagai - SP e Daniel Miele Amado - DF

16:30 - 17:00 - Aplicação de Fitoterápicos no Tratamento de Feridas no Município de Igrejinha - RS
Palestrante: Rebeca Vargas Antunes Schunck - RS

 

17:00- 17:30 - Time de Gestão em Feridas - Unidade Básica de Saúde da Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Palestrante: Francineide Pereira da Silva Pena - AP

17:30- 18:00 - Discussão

18:00 - ENCERRAMENTO

 

18:30 - 19:30 - ABERTURA DO CONGRESSO – SALA 2

19:30 - 19:45 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA - MINHA VIDA ENTRE LAÇOS E ENTRELAÇOS: COMO NOS TRATAMOS?

Coordenação: Érika de Almeida Leite da Silva Teixeira de Souza - RJ
Palestrante: Elida Muniz – RJ

 

19:45 – COCKTAIL DE CONFRATERNIZAÇÃO

OUTROS EVENTOS PARALELOS

capa-sobratafe.png

Simpósio Feridas Crônicas e Complexas

SOBRATAFE

capa-pics.png

I Fórum de PICs

em Saúde

capa-neonatal.png

I Fórum de Neonatologia e Pediatria nos Cuidados de Feridas

capa-laser.png

I Simpósio de Laser

ASSOBEL

Feridas2021-hor.png

VOLTAR À PÁGINA INICIAL