top of page

ENFERMAGEM ESTÉTICA

10 de agosto de 2023

Dra. Rosemari Müller de Assis

As orelhas projetadas geram baixa autoestima e muitas vezes deixam o cliente estigmatizado, na escola e na sociedade por essa característica. A otomodelação veio trazer aos pacientes um resgate à autoestima, principalmente por retirar desse paciente o estigma que o afeta.

Por se tratar de uma técnica não cirúrgica, não afeta tanto a rotina. Realizada em consultório, traz a facilidade de adesão ao tratamento, pois os horários de manutenções pós procedimento, podem ser agendadas com maior flexibilidade.

 

Após a publicação em que o Enfermeiro, devidamente Habilitado em Estética, conforme a Resolução COFEN 529/2016, e conforme a Resolução COFEN 626/2020, poderá realizar os procedimentos de otomodelação ou harmonização de orelhas, tivemos mais repercussão sobre esse procedimento e consequentemente maior procura por curso de mentoria. Por ser a enfermeira esteta pioneira nessa técnica em Vila Velha, foi inevitável me tornar referência no estado do Espírito Santo.

Nosso maior objetivo é entregar ao paciente o resultado ideal, para ele possa ter o encontro com sua necessidade básica de pertencimento, e que possa desenvolver suas habilidades sociais e interpessoais, sentindo-se seguro.

A cada trabalho, entregamos a realização de um sonho, por isso é muito importante na consulta de enfermagem alinharmos as expectativas do cliente com a entrega possível para o seu caso. Não existe um modelo padrão, embora sigamos a mesma técnica os resultados dependem de variáveis, inclusive anatômicas, do próprio paciente.

Durante a consulta prévia, analisamos todas as possibilidades, simulamos resultados e isso transmite segurança ao paciente. E nós já temos um olhar diferenciado, nosso processo de enfermagem com a SAE e a biossegurança desde a graduação, entregamos um trabalho de excelência.

Rosemari_Muller_de_Assis.jpg

Dra. Rosemari Müller de Assis

Enfermeira Esteta, acupunturista e Ozonioterapeuta 
Empresária, proprietária e RT do Instituto Rose Müller Saúde e Bem Estar desde 2014;
Coordenadora Geral das câmaras técnicas do COREN ES;
Coordenadora da comissão de Estética  do COREN Es ; 
Docente da Residência De enfermagem estética do IOA-ITC São Paulo;
Vice coordenadora do departamento de estética da Sobenfee; 
Coordenadora da comissão de científica de estética da SOBEnFE ; 
Mentora em Otomodelação (remodelação de orelhas).

- Especialista em Estética aplicada a Clínica Universidade Estácio de Sá 
- Especialista em Enfermagem Dermatológica pela FAVENI 
- Especialista em Acupuntura pelo Instituto de Acupuntura e Massagem (IMAM RJ)
- Especialista em Enfermagem do Trabalho
- Master Class em Harmonização facial Le Santé -RS
- Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (UNESA RJ)

1360x385_Feridas2024-1.png

28 de fevereiro de 2023

Os Benefícios da Ortomolecular para Estética.

Alexander de Quadros

 

O conceito de ortomolecular vem da junção da palavra grega “Orthos” que significa correto ou alinhado com o termo molecular, que vem de molécula. Na perspectiva dos tratamentos de beleza, a estética ortomolecular compreende a possibilidade do corpo em receber doses adequadas de determinados nutrientes para garantir o seu equilíbrio.      

A terapia ortomolecular é a ciência que se preocupa em identificar os desequilíbrios bioquímicos, possibilitando organizar o terreno funcional dos indivíduos, corrigindo-os e melhorando todas as funções vitais.

Considerada uma terapia alternativa, neste sentido, a estética ortomolecular utiliza os oligoelementos que podem ser encontrados em diferentes formas (cremes, máscaras, cápsulas, loções) e uma gama de outros produtos criados a partir de ingredientes naturais. Com a ortomolecular estética é possível suplementar as deficiências de substâncias do corpo, que podem ser absorvidas de forma interna e externa.  

O Enfermeiro, especialista em Terapias Ortomoleculares, reconhece através de uma investigação individualizada que compreende entender o histórico de vida do paciente, realizar uma avaliação física, utilizando instrumentos de avaliação específicos, bem como a análise de exames laboratoriais solicitados a todos os pacientes que procuram a estética ortomolecular. Esta investigação é capaz de identificar os desequilíbrios internos, deficiências e excessos de inúmeras substâncias orgânicas.

O objetivo primordial é neutralizar a ação dos radicais livres que comumente são produzidos diariamente em nosso corpo, ou mesmo adquiridos através dos alimentos, poluição, estresse. O processo de oxidação que ocorre pelos radicais livres é um acontecimento natural em nosso organismo pela necessidade que temos de queimar oxigênio no sentido de converter os nutrientes absorvidos em energia.

Nosso organismo tem a capacidade de reparar quase que na totalidade os danos causados pelos radicais livres resultantes do processo metabólico. Porém, a adequação do organismo humano e a manutenção do equilíbrio metabólico evitam problemas que podem ser irreparáveis.

Um organismo em desequilíbrio não afeta somente o corpo físico, as alterações são perceptíveis na saúde emocional, estética e observados de forma evidente na pele, considerada o meio de comunicação de todo o individuo com o mundo externo. A pele é capaz de nos mostrar se estamos bem, tristes, com insônia e até como é a nossa alimentação. A estética ortomolecular consegue reequilibrar todos estes nutrientes e manter o organismo protegido dos danos provenientes dos radicais livres.

Na atualidade estamos vivendo de forma acelerada e cada vez mais industrial, tudo nos leva a buscar facilidades que não são ideais ao nosso corpo.  A produção de produtos e alimentos industrializados como o sódio e os açucares, somado ao estresse e a poluição formam o arcabouço para o desequilíbrio do nosso organismo. A busca por uma alimentação saudável é fundamental devido ao impacto sobre a nossa saúde e nos aspectos estéticos.

Com a estética Ortomolecular você compreende o que seu corpo precisa, o que está faltando e o que está em excesso, sendo uma grande aliada em todos os procedimentos estéticos.

Desta forma a estética tem mais uma aliada para corrigir os desequilíbrios, aumentar a qualidade de vida e autoestima. A verdadeira beleza pode ser adquirida quando alinhamos o bem-estar físico, emocional e estamos bonitos de dentro para fora. Estes benefícios podem ser alcançados através desta terapia complementar maravilhosa, chamada de ortomolecular.

Alexander de Quadros - Foto_edited.jpg

Alexander de Quadros

Presidente da SOBENFeE Rio Grande do Sul

Membro do grupo diretor da Estética SOBENFeE.

Doutorando em Naturopatia.

Mestre em Educação.

Especialista em Enfermagem Estética.

Especialista em Enfermagem Dermatológica.

Especialista em Terapias Ortomoleculares.

Especialista em Acupuntura Clínica e Eletroacupuntura.

Sócio proprietário da Escola TaoQI (Centro de Estudos em Medicina Tradicional Chinesa e práticas Integrativas).

30 de novembro de 2022

A tríade do sucesso para o enfermeiro esteta

Álfares C. Andrade Lustosa

Atualmente o mercado está cobrando cada vez mais dos profissionais, principalmente do enfermeiro esteta. Quando pensamos em empreender, logo surgem as dúvidas: Por onde começar? Qual curso precisamos fazer? O que precisamos para iniciar o negócio? Logicamente que, além da força de vontade, existe três áreas que considero fundamental ao profissional que possui o interesse em enveredar nessa área, quais sejam: 1) qualificação técnica – que dota o profissional de uma certa “autoridade” naquilo que ele quer oferecer enquanto serviço seguro e de qualidade, sendo tal feito um dos pilares de sucesso de qualquer empresa e/ou pessoa; 2) ter noção de negócio – é necessário ter o autoconhecimento e aprender a administrar seu negócio, sabendo captar recursos financeiros, comprar e vender, por exemplo, a fim de gerar bens e serviços e, por consequência, proporcionar a circulação de capital de giro. 3) ter perseverança – manter-se firme no seu propósito, ser resiliente e ter a capacidade de se superar, de se recuperar frente às adversidades, pois todo negócio terá altos e baixos.

 

Devemos normalizar o sentimento vivenciado por um recém formado, que enfrenta o mercado de trabalho, na maioria das vezes, com sentimentos de dúvidas, anseios, imprecisões e receios. Parte disso é fruto da quantidade de informações e conteúdos vistos durante anos de faculdade. Porém, muitas vezes esse tempo de estudo não é o suficiente para que o profissional possa encarar a realidade, sobretudo quando estamos nos referindo à área da saúde, que, diante da natureza do trabalho executado, necessita de profissionais altamente capacitados e atualizados.

 

Sendo assim, e levando em consideração o atual contexto vivenciado pela enfermagem esteta, o profissional enfermeiro precisa superar essa fase inicial de aprendizado, que é normal para todos, porém não pode ser encarado como um ambiente de “acomodação”. É preciso que este sempre esteja em busca de realizar up grades em sua carreia, como a realização de cursos de pós-graduação (lato senso) ou até mesmo uma residência. E partir daí, isso já seria suficiente? Com toda certeza, não.

 

Assim como em outras áreas, a enfermagem esteta necessita que o profissional adquira uma maior qualificação técnica, não se limitando apenas ao que aprendeu na pós-graduação, por exemplo. Nesse tipo de capacitação os módulos possuem cargas horárias a serem cumpridas, o que acaba por limitar o aprofundamento do conhecimento. Temos que ter em mente a importância da capacitação, mas que muitas das vezes ela serve para nos dar um norte sobre como praticar aquela determinada técnica e/ou conduta. Na verdade, o que quero apontar é que a qualificação técnica precisa ser constante e diversificada, seguindo o objetivo e o nicho de mercado que o profissional deseja seguir, a exemplo de atendimentos nas áreas corporais, faciais, práticas integrativas e complementares (PICS), dentre outros.

 

Outro ponto que merece destaque é que seu negócio não precisa começar grande. Isso porque existem várias estratégias para darmos o primeiro passo, inclusive com a limitação de recursos (humanos, financeiros, etc.). O fator determinante aqui é ter planejamento, uma ferramenta de gestão que vai servir para direcionar o seu negócio e deixá-lo preparado para enfrentar as possíveis adversidades e desafios que surgirem. Comece aos poucos, desenvolvendo seus produtos, diversificando seus serviços, mesmo àquele que o ticket médio não seja tão alto, mas se é nele que você tem mais afinidade e segurança, faça-o, acredite. Afinal, até “os maiores prédios começam do chão”.

 

Mesmo possuindo todos esses atributos, ainda não há garantia de que tudo vai dar certo. Mas, uma coisa é certa: haverá a garantia que se der algo errado, você aprendeu, e irá corrigir e melhorar, sempre nesse ciclo virtuoso. Tenha fé e seja resiliente, não tenha pressa e siga a diante. Ser perseverante é o segredo de qualquer empreendedor!

Alfares C Andrade Lustosa.jpeg

Álfares C. Andrade Lustosa

Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde
Especialista em Enfermagem Dermatológica
Especialista em Enfermagem em Estética Avançada
Residência Clínica em ozonioterapia
Residência Clínica em estética Facial
Curso capacitação em ambulatório Clínico de ozonioterapia
Curso de Formação em Bioestimuladores
Curso de Formação em Expert em preenchimento Labial
Curso de Formação em Harmonização Orofacial PRIME
Sócio proprietário Instituição de Ensino Excelência Cursos
Sócio proprietário Instituto Álfares Lustosa
Membro SOBENFeE
Membro SOBESE
Membro GT de Estética Coren-PB.

12 de setembro de 2022

Bioestimuladores.

Dra. Roselaine Muner

Com o passar dos anos começamos perder a diminuição da produção de colágeno, responsável pela elasticidade, sustentação e firmeza. Nascemos, crescemos e depois dos 30 anos, começamos morres, por isso é natural o processo de diminuição na produção de colágeno.

Graças aos estudiosos e cientistas hoje existe uma solução para esse envelhecimento natural, os bioestimuladores.

Esta técnica é relativamente nova e tem demonstrado cada dia mais trazer inúmeros benefícios para pele, tanto do rosto quanto do corpo. Consegue manter uma pele com mais firmeza, uma suavização dos sinais do envelhecimento, um contorno mais definido, textura e viço.

As aplicações também são relativamente simples, conhecendo o produto e forma de aplicação para o Enfermeiro Esteta não há dificuldade de aplicação. Os bioestimuladores proporcionam um rejuvenescimento natural através do estímulo do organismo a produção de colágeno. Eles provocam uma reação inflamatória na derme, ativando a cascata inflamatória, pincipalmente os ativando os fibroblastos para que produzam novas fibras que dão sustentação à pele.

Alguns bioestimuladores, como Ellansé, Radiesse e Diomond podem agir também como preenchedores, vai depender da concentração de ativos e número de aplicações podem volumizar. Em alguns casos, eles podem substituir ou ser associados aos preenchedores.

Já o Elleva e o Sculptra são usados exclusivamente para a flacidez facial e corporal, para dar aquela levantada no bumbum, por exemplo.

Importante lembrar que o Enfermeiro Esteta precisa sempre fazer a consulta de enfermagem para definir quantidade de sessões e de produto a ser aplicado varia de acordo com a pessoa e necessidade, de cada caso. A média de sessões normalmente varia de duas a três, com intervalos de 3 meses e até 1 ano e os resultados são visíveis já a partir da primeira sessão. Ação dos bioestimuladores:

• Rosto – rejuvenesce e reduzindo a flacidez.

• Braços – firma a pele e reduz a flacidez.

• Abdômen – firma a pele e reduz a flacidez.

• Coxas – firma a pele e reduz a flacidez.

• Glúteos – firma, reduz flacidez e auxilia no tratamento da celulite.

 

Os bioestimuladores mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse, Diamond), o ácido polilático (Elleva, Sculptra) e a policaprolactona (Ellansè).

Ácido Polilático: Ao estimular o colágeno, o ácido polilático melhora o contorno facial e corporal e atenua sulcos, rugas e marcas de expressão. Não é um preenchedor, mas pode resultar em um leve aumento de volume, mais natural. No rosto, é indicado para áreas de pouca mobilidade para dar sustentação, e contraindicado na região dos olhos e boca. No corpo, trata celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. É totalmente biocompatível com o tecido cutâneo, baixíssimo risco de alergia.

Ao ser injetado, o Ácido Polilático provoca uma reação inflamatória controlada das células da pele chamadas fibroblastos que iniciam um processo de produção de colágeno, ocorrendo reconstrução da substância fundamental da derme. Diferente dos preenchedores comuns, cujo resultado pode-se observar logo após a aplicação, o Ácido Polilático atua de dentro para fora e, apesar de se notar uma aparente melhora depois de aplicar, o corpo absorve o produto, desaparecendo por completo esse inchaço em alguns dias. O que ocorre depois é um espessamento da pele gradual no decorrer dos dias subsequentes, à medida que o corpo vai produzindo seu próprio colágeno. Por isso, o resultado é mais duradouro e natural.

Hidroxiapatita de cálcio: age estimulando a produção de colágeno pelo organismo e também atua como preenchedor. É indicado para pacientes acima dos 30 anos quando os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer. Seu efeito dura em média de 12 a 18 meses. Por ser um componente natural dos ossos, a hidroxiapatita de cálcio não gera reação inflamatória crônica ou imune.

Além do efeito de preenchimento imediato, a hidroxiapatita de cálcio estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. É indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto. Nas mãos, trata a perda de volume disfarçando os tendões e minimizando a flacidez da pele.

Recomendado também para pescoço, colo, interno de braço e joelhos. Pode ser associado ao ultrassom microfocado para contorno do rosto, papada, pescoço e braço, reforça o combate à flacidez.

Particularmente é o que mais gosto para uso na face, porque posso usar na face toda.

Policaprolactona: Melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência saudável. Além disso, a policaprolactona ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto. Com exceção dos lábios e pálpebras, onde não deve ser aplicada.  Imediatamente após a aplicação é possível sentir a pele mais firme, saudável e bonita.

É especialmente indicada para peles mais maduras ou de quem passou por processo de emagrecimento severo. Serve também para aplicações ósseas criando pontos de sustentação. Pode dar 20 a 30% mais volume do que o gel de ácido hialurônico, por isso, é necessário muito cuidado na aplicação.

A maior vantagem deste bioestimulador é a durabilidade devido a seu efeito mais duradouro, dependendo da escolha pode durar de 1 ano até 4 anos.

Foto Roselaine Muner_edited.jpg

Dra. Roselaine Muner

Doutoranda em Ciências Biomédicas

Especialista em Acupuntura

Especialista em Dermato funcional

Especialista em Cosmetologia Clinica

Especialista em Cosmetologia Clinica aplicada a Estética

Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos

Especialista em enfermagem dermatológica

Especialização em ozonioterapia e terapias oxidativas

Extensão em anatomia em Cadáver (EUA)

Especialização em acupuntura Estética (China)

Proprietária Centro de Estética Belíssima a mais de 17anos.

Sócia proprietária Instituição de Ensino Revolution.

Coordenadora enfermagem estética SOBENFeE

Membro GT de Estética Cofen.

10 de maio de 2022

Cuidar da autoestima sem prejudicar a autoimagem: dilemas para a enfermagem esteta.

Rosicley Souza da Silva

 

Quando estamos apresentando a Enfermagem moderna ao mercado de trabalho usamos a famosa frase: “a enfermagem é a arte de cuidar”. Vamos nos aprofundar no verbo CUIDAR; esta ação é uma prerrogativa inata do ser humano, se fizermos uma observação mais direcionada uma mãe desenvolve esta tarefa com grande excelência, pois este é um ato inato desta figura social.

Quando pensamos na enfermagem como profissão e ciência, o VERBO cuidar ganha um aparato de validação que o profissional de enfermagem conhece como Processo de Enfermagem – PE. O processo de Enfermagem é o norteador da formação do Enfermeiro, é o nosso método científico para o desenvolvimento das práticas assistenciais desenvolvidas pela equipe de enfermagem; durante o processo de formação dos profissionais de enfermagem tivemos vários entraves que prejudicou o estabelecimento cuidado científico oferecido por esta categoria profissional ao ser humano.

A formação hospitalocêntrica, deixou traços negativos na construção do perfil da enfermagem brasileira, deixando confuso o papel desta profissão que passou a acreditar que sua autonomia profissional estava atrelada a outros profissionais.

 

Nos últimos anos a enfermagem iniciou um processo de assumir suas especialidades que chegam a 60. Neste contexto temos que admitir que somos jovens no empreendedorismo, mas não quer dizer que somos menos competentes que os demais.

A enfermagem precisa compreender que a frase citada no início do texto não pode ser levada como o único modo de apresentação de nossa profissão; tem que ficar claro o caráter científico da enfermagem através do seu método de trabalho que é o processo de enfermagem.

 

Quando a enfermagem desenvolve suas atividades, em qualquer ambiente, sem o uso do seu instrumento científico que é o PE a Enfermagem está desenvolvendo um cuidado que não pode ser chamada de cuidado de enfermagem. Quando citamos “Cuidado de enfermagem” estamos descrevendo uma atividade que direciona uma ação que estabelece um caminho definido pela enfermagem para alcançar metas direcionadas por um problemas descrito por um diagnóstico de enfermagem construído através de uma avaliação do profissional que garante ajuste e o alcance das metas estabelecidas, ou seja, temos um método que nos leva a um resultado final assertivo.

 

Cada vez mais devemos fortalecer a consciência profissional de que não precisamos de um ser humano doente para implementarmos um acompanhamento e descrever problemas que a enfermagem possa dar o suporte necessário. 

A enfermagem atua de forma global para auxiliar nos ajustes das necessidades humanas básicas que levam o indivíduo ao topo da pirâmide de auto realização.  Neste contexto A enfermagem na estética alinha os aspectos fundamentais entre a saúde e o bem-estar; unido o contexto de “Saúde x Beleza” o que fortalece este campo para a atuação da Enfermagem, pois a forma científica com que é estabelecida a formação da enfermagem nos colocar em um local privilegiado para atuar na estética.

Rosicley Souza da Silva - Foto.jpg

Rosicley Souza da Silva

Especialista em Terapia Intensiva - Uninove/Hcor
Especialista em Estética Avançada - UNIFATECIE
Formação em captação de Órgãos e Tecidos - Proad Sírio Libanês
Mestre em Ciências da Saúde - FMABC

27 de abril de 2022

A enfermagem moderna como ciência.

Rosicley Souza da Silva

 

Quando estamos apresentando a Enfermagem moderna ao mercado de trabalho usamos a famosa frase: “a enfermagem é a arte de cuidar”. Vamos nos aprofundar no verbo CUIDAR; esta ação é uma prerrogativa inata do ser humano, se fizermos uma observação mais direcionada uma mãe desenvolve esta tarefa com grande excelência, pois este é um ato inato desta figura social.

Quando pensamos na enfermagem como profissão e ciência, o VERBO cuidar ganha um aparato de validação que o profissional de enfermagem conhece como Processo de Enfermagem – PE. O processo de Enfermagem é o norteador da formação do Enfermeiro, é o nosso método científico para o desenvolvimento das práticas assistenciais desenvolvidas pela equipe de enfermagem; durante o processo de formação dos profissionais de enfermagem tivemos vários entraves que prejudicou o estabelecimento cuidado científico oferecido por esta categoria profissional ao ser humano.

A formação hospitalocêntrica, deixou traços negativos na construção do perfil da enfermagem brasileira, deixando confuso o papel desta profissão que passou a acreditar que sua autonomia profissional estava atrelada a outros profissionais.

 

Nos últimos anos a enfermagem iniciou um processo de assumir suas especialidades que chegam a 60. Neste contexto temos que admitir que somos jovens no empreendedorismo, mas não quer dizer que somos menos competentes que os demais.

A enfermagem precisa compreender que a frase citada no início do texto não pode ser levada como o único modo de apresentação de nossa profissão; tem que ficar claro o caráter científico da enfermagem através do seu método de trabalho que é o processo de enfermagem.

 

Quando a enfermagem desenvolve suas atividades, em qualquer ambiente, sem o uso do seu instrumento científico que é o PE a Enfermagem está desenvolvendo um cuidado que não pode ser chamada de cuidado de enfermagem. Quando citamos “Cuidado de enfermagem” estamos descrevendo uma atividade que direciona uma ação que estabelece um caminho definido pela enfermagem para alcançar metas direcionadas por um problemas descrito por um diagnóstico de enfermagem construído através de uma avaliação do profissional que garante ajuste e o alcance das metas estabelecidas, ou seja, temos um método que nos leva a um resultado final assertivo.

 

Cada vez mais devemos fortalecer a consciência profissional de que não precisamos de um ser humano doente para implementarmos um acompanhamento e descrever problemas que a enfermagem possa dar o suporte necessário. 

A enfermagem atua de forma global para auxiliar nos ajustes das necessidades humanas básicas que levam o indivíduo ao topo da pirâmide de auto realização.  Neste contexto A enfermagem na estética alinha os aspectos fundamentais entre a saúde e o bem-estar; unido o contexto de “Saúde x Beleza” o que fortalece este campo para a atuação da Enfermagem, pois a forma científica com que é estabelecida a formação da enfermagem nos colocar em um local privilegiado para atuar na estética.

Rosicley Souza da Silva - Foto.jpg

Rosicley Souza da Silva

Especialista em Terapia Intensiva - Uninove/Hcor
Especialista em Estética Avançada - UNIFATECIE
Formação em captação de Órgãos e Tecidos - Proad Sírio Libanês
Mestre em Ciências da Saúde - FMABC

8 de fevereiro de 2022

OS PROCEDIMENTOS DE CARÁTER PREDOMINANTEMENTE ESTÉTICO E O FAMIGERADO DEVER DE RESULTADO

Guilherme Juk Cattani

 

RESUMO

A judicialização da saúde é um problema gravíssimo que permeia a nossa sociedade e que desencadeia efeitos colaterais nefastos no exercício das atividades de saúde. As cirurgias plásticas possivelmente ocupam um lugar de evidência quando fala-se na medicina contemporânea. O paciente que se submete a um procedimento predominantemente estético vem imbuído de uma série de pretensões e esperanças. Logo, qualquer procedimento nesse sentido ganha uma importância e uma sensibilidade ímpares, ainda que se trate de algo trivial na vida de um cirurgião. Nesse desiderato, essa reflexão científica busca, levando em conta todas as peculiaridades e nuances da cirurgia plástica de cunho estético, fazer uma digressão crítica acerca da obrigação de resultado.

 

PALAVRAS-CHAVE: Procedimento estético. Resultado. Obrigação. Corpo Humano.

Clique aqui e confira o artigo completo em pdf.

Guilherme Cattani.jpg

Guilherme Juk Cattani

Especialista em Direito Médico e Hospitalar.

Especialista em Direito Tributário. Mestre em Políticas Públicas.

Professor de Pós-graduação na área da saúde e estética.

28 de outubro de 2021

Nunca esqueça quem é o seu paciente!

Muitos Enfermeiros e Enfermeiras querem abrir um negócio e desenvolver uma empresa e ter a liberdade de gerenciar sua clínica ou consultório! Isso é ótimo, mas existe algo super importante que precisa ser lembrado. Nunca esqueça que o seu paciente que está entrando dentro da sua clínica ou consultório é um consumidor de produtos e/ou serviços e você é um fornecedor. Portanto, esta relação está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor e necessita ter um olhar com um maior cuidado pelos empresários da Enfermagem.

Não se engane quando falamos desta relação de consumo, pois ela não se inicia quando o seu cliente fecha um contrato de prestação de serviços com você e sim quando ele começa a ver suas publicações nas redes sociais.

Esta relação pode ficar complicada, por exemplo, se o profissional começa a realizar postagens que induzem o consumidor que o tratamento a ser realizado tem a promessa da certeza.

O que é isso?

Quando o consumidor olha uma modificação realizada no antes e depois, que é um belo exemplo, ele vai ter o desejo naquele processo que a outra pessoa passou e querer passar também por aquele processo. Isso acontece em todos os ramos. Você já viu uma imagem de uma viagem e se imaginou naquele local, com o mesmo tempo e a mesma forma que as pessoas estão na foto?

Tenha cuidado sempre ao realizar uma postagem informar que cada paciente é único e o resultado depende de diversos fatores, inclusive do seu cliente seguir as suas orientações pós procedimentos.

Incrível como um cuidado antes mesmo do paciente entrar na sua clínica pode te ajudar na prevenção de problemas. O consumidor tem o Código de Defesa do Consumidor, como um regulador desta relação, para trazer não um benefício, mas sim uma forma de igualar a relação de consumo.

Nunca se esqueça, o teu paciente é um consumidor e ele possui deveres sim perante a relação que estará travando com você, mas também detém diversos direitos que você como prestador de serviços tem a obrigação de saber.

Bruno Rollemberg Pereira.jpg

Bruno Rollemberg Pereira

Advogado e Enfermeiro

Especialista em Direito Médico

Pós Graduado em Direito da saúde

18 de agosto de 2021

cofen-2021-08-18.jpg

Cofen realiza oficina sobre Prática Integrativas e Complementares

O Conselho Federal de Enfermagem realizou, nesta terça-feira (18/08), oficina sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – as PICS. O evento teve transmissão ao vivo, garantindo a segurança de todos durante a pandemia. Durante a live, houve o debate sobre os eixos estratégicos para promoção das PICs, além do fortalecimento das práticas para a saúde e bem-estar.

Cláudia Ferreira, coordenadora das comissão PICs, fez uma análise sobre a trajetória do grupo de trabalho desde a criação da Câmara Técnica em Terapias Alternativas, no ano de 2006, passando pela criação do Grupo de Trabalho em 2016 até os dias atuais, com o trabalho da Comissão de PICs. “Hoje, estão presentes todos os parceiros que possuem afinidade com as PICs para discutir o futuro dessas práticas milenares de diferentes culturas que se permeiam em um modelo de cuidado e atenção à saúde, bem próximos a Enfermagem no Brasil”, explicou Cláudia.

 

“A união e a diversidade de ideias é que faz as coisas acontecerem. Portanto, essa ideia de unir os trabalhos entre Cofen, conselhos e ministério da saúde é o que vai trazer respaldo para as práticas integrativas”, afirma a enfermeira doutora da Sociedade Brasileira de Enfermagem de Feridas e Estética, Roselaine Muner.

 

No Brasil, o grupo de trabalho das PICs engloba 10 estados e mais o Distrito Federal. Os eixos de promoção das práticas integrativas para ampliar as áreas de atendimento, além de iniciar um monitoramento e promover novos cursos de formação nas diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de medicinas milenares e alternativas. Dos 194 países que integram a OMS, 170 já reconhecem tais práticas. Até 2018, 50% dos 194 países haviam desenvolvido políticas para utilização de tais práticas, com 124 dos estados membros que já possuem leis ou regulamentos para medicamentos fitoterápicos.

Base Legal – As terapias integrativas e complementares, que utilizam técnicas milenares para promoção da Saúde, tratamento e reabilitação, têm respaldo nas Portarias MS 971/2006, que instituiu a PNPIC, e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. Várias PICs já estão entre as especialidades de enfermeiros reconhecidas na Resolução Cofen 581/2018.

 

A live contou com a participação da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICs), da Sociedade Brasileira de Enfermagem de Feridas e Estética (SOBENFeE) e ainda a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (ABENAH).

17 de agosto de 2021

Como a enfermagem pode desenvolver sua marca pessoal.

A enfermagem sempre foi uma profissão que teve dificuldades em se posicionar e mostrar o seu conhecimento e suas qualidades de igual para igual diante de uma equipe multidisciplinar, dos seus pacientes e no mercado de trabalho.

 

Não que nossa categoria profissional não possua qualidades e um vasto conhecimento técnico-científico; nós temos consciência de cada uma delas. Porém, sempre nos foi condicionado, inconscientemente, que nosso trabalho é caridade, portanto, não é correto se posicionar como um profissional em busca de destaque. O Resultado disso foi uma enfermagem invisível.

Atualmente a enfermagem vem mudando esse cenário e, está ganhando destaque no mercado de trabalho, exemplo disso é a enfermagem empreendedora que tem crescido muito nesses últimos anos.

Durante muito tempo, era comum acreditar não ser possível empreender na enfermagem, pois a formação profissional sempre foi (e ainda é) muito voltada para o aspecto assistencial. Porém, de uns tempos para cá, principalmente depois do crescimento da enfermagem empreendedora e do uso das mídias sociais, a enfermagem começou a ocupar um espaço até então desconhecido.

 

Historicamente a enfermagem passou muito tempo “escondida” e nunca soube usar a sua marca pessoal como fator de diferenciação para transmitir aos outros uma boa imagem, a sua imagem de marca.
E existe uma verdade que todo enfermeiro que deseja envergar no mundo do empreendedorismo é: O consumidor procura alguém em quem possa confiar.

 

É aqui que trabalhar a nossa imagem pessoal e profissional se torna essencial. Afinal, vendemos o nosso serviço, as nossas competências e conhecimentos.

A nossa marca pessoal é uma estratégia usada para "vender" a nossa imagem, influenciando a forma como as outras pessoas nos percebem enquanto seres humanos e profissionais. Marca faz por um profissional o que faz por um produto: faz o profissional valer mais."

 

Então, o que fazer para acrescentar valor a nossa atividade profissional? Como fazer uma boa gestão de marca pessoal na enfermagem?
 

Na verdade, é simples.

  1. Começa pela capacidade de comunicação, trabalhar a coordenação entre a comunicação verbal com o não-verbal;

  2. Ter uma postura profissional adequada, sabendo se posicionar em diversas situações, principalmente, ser coerentes entre o que diz e o que faz;

  3. Cuidados com a aparência surgem devido à necessidade de deixar clara esta ideia: ninguém tem o direito de mandar no corpo do outro. Podemos ter o estilo que quiser, o que precisa ser trabalhado é o momento adequado para cada veste dentro do seu estilo e ninguém terá nada a apontar sobre sua imagem profissional;

  4. Autenticidade, criatividade e inovação, porquê? Para você ser a única opção na mente do seu cliente. Esse é o poder da diferenciação.

  5. Ética, afinal, você não precisa falar mal do seu concorrente para agregar valor a sua marca.

 

Por fim, o que sou não depende apenas do que faço (conhecimentos, competências, formação), mas também do que mostro pelas minhas atitudes (humildade, responsabilidades, disponibilidade).

Potencializar a marca pessoal é premissa para quem quer ser uma profissional de destaque.

Nídia Santiago.jpg

Enfa. Nídia Santiago

1ª Tenente Enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ

Pós graduada em Saúde Estética

Estrategista em Personal Branding.

Cursando MBA em Marketing, Branding e Growth.

05 de agosto de 2021

Seja ético pois postura ética e sucesso caminham lado a lado.

Após pegar a carteira de especialização em estética muitos ficam em dúvidas quanto ao primeiro passo.

 

E como todo começo é árduo, esta fase será desafiadora.

 

Agora você é um especialista e será o início de um futuro promissor, coloque os pés no chão e encare cada etapa do percurso a partir deste momento.

 

O primeiro passo é ser um profundo conhecedor da RESOLUÇÃO COFEN Nº 626/2020 que altera a Resolução Cofen nº 529 de 09 de novembro de 2016, que trata da atuação do Enfermeiro na área da estética, e dá outras providências.

 

Investir na especialização fazendo cursos confiáveis livres é uma possibilidade para aumentar a sua conquista e espaço no mercado de trabalho.

 

Os cursos livres irão ajudar o profissional em vários aspectos, primeiramente no aspecto do conhecimento.

 

O começo será difícil, aprender, investir tempo, se preparar, conquistar credibilidade e confiança e por mais que demore para atingir o seu foco você estará fazendo o que gosta.

 

Busque padrões de qualidade total elevados pois na estética não trabalhamos apenas com o corpo físico, tem grande peso na saúde psicológica também influenciando diretamente na autoestima da paciente.

 

Não dê ouvidos à fake news na estética, existem muitas publicações sem fundamentos científicos, baseadas apenas no “achismo”, o COFEN e os CORENs possuem uma câmara técnica com profissionais altamente preparados e capacitados para te orientar naquilo que você precisa saber e ter sucesso na sua nova carreira.

 

Quem dita as regras da sua nova especialização é o seu conselho, não permita se contaminar e nem desanimar com publicações de conselhos que não seja o seu.

 

Acredite no seu potencial, busque espaço no mercado de trabalho com muita responsabilidade e profissionalismo.

 

Perceba o seu ponto forte um profissional de sucesso está em constante desenvolvimento, aproveite as oportunidades de treinamentos, busque competência técnica e comportamental, na dúvida, procure uma “mentoração” geralmente são profissionais qualificados que estão no mercado e possuem mais experiências.

 

Seja comprometido e dedicado, empenhe ao máximo sua inteligência e capacidade para que o reconhecimento do seu trabalho seja público. Um profissional reconhecido é aquele que fica evidenciada suas atitudes.

 

Seja ético pois postura ética e sucesso caminham lado a lado.

 

É importante ter uma rede de contatos, os relacionamentos nos permitem a trocar idéias e novas experiências, frequente feiras de belezas, congressos, eventos na sua área de interesse, mas não esqueça de ampliar essa rede de conhecimento para angariar novos clientes.

 

Seja resiliente, supere obstáculos, resista à pressões, saiba lidar com o estresse sem deixar isso atingir o seu emocional ou te trazer desânimo.

 

Colabore com o seu conselho, some para uma enfermagem estética mais forte e confiante, paute seu trabalho na SAE, escreva artigos inerentes à estética, publique esses trabalhos, a SOBENFEE tem espaços para publicação, a revista SOBENFEE no próprio site abre espaço e oportunidades para a divulgação do seu material.

 

Construa um futuro promissor e voe alto.

Jorge Luiz da Silva Brum.jpg

Jorge Luiz da Silva Brum

Especialista em Estética e Cosmetologia - NEPUGA

Especialista em Estratégias de Saúde da Família

Especialista em Estética Íntima - INAESP

Especialista em Intradermoterapia Pressurizada  - INAESP

Membro oficial da ABRAHOF - Associação Brasileira de Hamonização Oro-facial

03 de agosto de 2021

É um sonho realizado!

Como uma longa caminhada, podemos afirmar com muito orgulho que hoje que a especialidade em enfermagem estética é uma realidade.

 

Sempre foi um orgulho para enfermagem dizer que a classe que cuida do ser humano, ou seja a enfermagem é a “Arte do Cuidar”, por isso é tão importante essa conquista para nós!

 

A SOBENFeE, Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, foi de grande valia nessa caminhada. Hoje a SOBENFeE tem um departamento exclusivo para enfermagem estética, dado a importância desse segmento.

 

E relembrando a visão da sociedade de: “Tornar concreta a criação de uma instituição específica que congregue profissionais enfermeiros com interesse real no cuidado com o portador de ferida e estética”.

 

Seguindo essa visão queremos reunir o maior número de enfermeiros estetas para seguirmos nesse caminho com segurança, ética e seriedade.

Foto Roselaine.jpg

Dra. Roselaine Muner

Doutoranda em Ciências Biomédicas

Especialista em Acupuntura

Especialista em Dermato funcional

Especialista em Cosmetologia Clinica

Especialista em Cosmetologia Clinica aplicada a Estética

Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos

Especialista em enfermagem dermatológica

Especialização em ozonioterapia e terapias oxidativas

Extensão em anatomia em Cadáver (EUA)

Especialização em acupuntura Estética (China)

Proprietária Centro de Estética Belíssima a mais de 17anos.

Sócia proprietária Instituição de Ensino Revolution.

Coordenadora enfermagem estética SOBENFeE

Membro GT de Estética Cofen.

bottom of page