ENFERMAGEM ESTÉTICA
Procedimentos permitidos para o enfermeiro esteta
APLICAÇÃO DE FIOS ABSORVÍVEIS DE PDO (FIOS DE SUSTENTAÇÃO DE POLIDIOXANONA)
Consiste na aplicação subdérmica de fios com objetivo de bio estimulação de colágeno e promover lift, reposicionamento e sustentação de tecidos da face, que apresentam ptoses e flacidez facial.
APLICAÇÃO DE FIOS ABSORVÍVEIS DE PDO PARA REMODELAÇÃO DE ORELHA
É o uso de fios de PDO com técnicas padronizadas de sutura na região cartilaginosa, para correção da projeção das orelhas.
APLICAÇÃO INTRAMUSCULAR DE TOXINA BOTULÍNICA
A aplicação da toxina botulínica tipo A nos músculos responsáveis pela expressão facial promove o relaxamento dos mesmos e consequente prevenção das rugas dinâmicas e suavização de rugas estáticas, desencadeadas com a contração dessas musculaturas sob a pele.
BIOESTIMULAÇÃO POR MEIO DE CÂNULA
Substância biocompatível e bioabsorvível injetada na derme e estimula as células fibroblásticas a produzirem colágeno, com objetivo de melhorar da flacidez, sustentação, regiões deprimidas, recuperar o tônus e a firmeza para a pele reduzidos com o processo de envelhecimento ou emagrecimento. O uso de cânulas é o método mais seguro para aplicação do produto nas regiões de indicação na face e corpo.
CARBOXITERAPIA
A carboxiterapia utiliza o gás de dióxido de carbono (CO2) injetável nos planos epidérmico e dérmico para estimular a regeneração e neoangiogenese, devido suas propriedades vasodilatadoras, anti-hipóxia, drenante, promotora de colágeno e ação lipolítica.
COSMECÊUTICOS
São produtos farmacêuticos de uso tópico que podem alterar as condições da pele com ações de proteção solar, hidratante, antioxidante, anti inflamatório, esfoliante e clareadora.
COSMÉTICOS
São produtos farmacêuticos destinados à higiene e conservação da saúde da pele. São preparações para uso externo para limpar, perfumar, alterar a aparência e corrigir odores, protegendo e mantendo bom estado das diversas partes do corpo.
DERMOPIGMENTAÇÃO
Pigmentação da epiderme e derme com efeito de maquiagem ou coloração próxima à natural da pele, usados comumente em áreas de olhos e lábios.
DRENAGEM LINFÁTICA
Técnica aplicada por massagem manual com o objetivo de redução de edema corporal pelo estímulo do sistema linfático, por aumentar o fluxo dos fluidos pelos vasos linfáticos até os gânglios, para eliminação fisiológica.
ELETROTERAPIA/ELETROTERMOFOTOTERAPIA
Terapia com uso de correntes elétricas (eletroestimulação), com luz e calor para aumentar o fluxo sanguíneo regional para redução de edemas e aumento de tônus muscular.
ENDERMOTERAPIA
Equipamento que promove a vacuoterapia. Possui o mesmo mecanismo de ação e mesmas indicações.
HARMONIZAÇÃO FACIAL
Tornar os traços faciais mais harmoniosos, corrigindo depressões e sulcos decorrentes do processo de envelhecimento, assim como imperfeições e assimetrias, podendo-se lançar mão de um ou mais procedimentos e produtos como preenchedores, bioestimuladores, toxina botulínica e fios.
INDUÇÃO PERCUTÂNEA DE ATIVOS
É a injeção de ativos na epiderme e derme facial e corporal com diversas indicações como melasma e discromias, cicatrizes e estrias, cicatrizes de acne, rugas finas, osteos abertos. A técnica consiste na permeação de ativos clareadores - que promovem a oxidação da melanina e/ou bloqueio da atividade dos melanócitos - e estimulação dos fibroblastos na produção de elementos da matriz extracelular da derme, que conferem a firmeza, tônus e hidratação cutânea, como colágeno, elastina e proteoglicanas.
MICROPIGMENTAÇÃO
Técnica de pigmentação paramédica da epiderme em aréolas, lábios, sobrancelhas e couro cabeludo para corrigir falhas. O procedimento produz traços semelhantes aos pelos e sombreados para definir a forma ou preencher irregularidades em lábios e aréolas mamárias.
PREENCHEDORES DÉRMICOS
O produto mais utilizado para preenchimento dérmico é o Ácido Hialurônico bioidêntico usado para corrigir sulcos e depressões, promover lift e sustentação ou mesmo hidratar a pele. O ácido hialurônico possui diferentes reticulações usadas de acordo com a região a ser tratada, a indicação e queixa do cliente.
PROCEDIMENTOS INJETÁVEIS
Consiste na administração de ativos estéreis com finalidade estética pelas vias intradérmica, subcutânea e intramuscular, por meio de agulhas ou cânulas.
PRP (PLASMA RICO EM PLAQUETAS)
Procedimento realizado com a retirada de sangue venoso periférico do cliente, centrifugação para separação de elementos da série branca e vermelha, e posterior aplicação do plasma na pele do mesmo paciente, com indicação para rejuvenescimento e flacidez.
TERAPIA COMBINADA DE ULTRASSOM E MICRO CORRENTES
É a combinação do uso do ultrassom de alta potência e eletroestimulação simultaneamente para tratamento de adiposidades, melhora do tônus muscular e redução de edemas. O ultrassom emite ondas sonoras inaudíveis capazes de promover vibrações das células do tecido hipodérmico e consequente rompimento das membranas dos adipócitos, com objetivo de promover a lipólise e metabolismo fisiológico dos subprodutos.
ULTRASSOM CAVITACIONAL
É um procedimento não invasivo com o uso de ondas ultrassônicas para produção de bolhas de gás no tecido dérmico que, ao se colidirem, rompem as membranas dos adipócitos promovendo a lipólise regional.
VACUOTERAPIA
Uso de equipamento que promove sucção por pressão negativa (vácuo) e deslizamento simultâneos na pele para estimular a circulação, romper fibroses e aderências com o objetivo de melhorar regiões com gordura localizada e celulite.
Referências:
1. MUNER, Roselaine Roratto. Enfermagem Estética: Como ser destaque. 1. ed. Porto Alegre: Moriá, 2023. 193 p. v. 1.
2.COFEN. Resolução nº 0529/2016, de 9 de novembro de 2016. Normatiza a atuação do Enfermeiro na área de Estética. RESOLUÇÃO COFEN Nº 0529/2016 – ALTERADA PELAS RESOLUÇÕES COFEN NºS 626/2020 E 715/2023, Brasília, 2016.
3. COFEN. Resolução nº 626/2020, de 20 de fevereiro de 2020. Altera a Resolução Cofen nº 529, de 9 de novembro de 2016, que trata da atuação do Enfermeiro na área da Estética, e dá outras providências. RESOLUÇÃO COFEN Nº 626/2020, Brasília, 2020.
4. COFEN. Resolução nº 715/2023. Altera a Resolução Cofen nº 529, de 9 de novembro de 2016. RESOLUÇÃO COFEN Nº 715/2023, Brasília, 2023.
5. COFEN. Resolução nº 554/2017, de 17 de julho de 2017. Estabelece os critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos profissionais de enfermagem, em meio de comunicação de massa, na mídia impressa, em peças publicitárias, de mobiliário urbano e nas mídias sociais. RESOLUÇÃO COFEN Nº 554/2017, Brasília, 2017
6. COREN-PR. Enfermagem estética: cuidado, ciência e autonomia. Enfermagem Estética. Curitiba-PR, 2024.
7. COREN-SP. Enfermagem em Estética: Guia para a Prática. São Paulo-SP, 2023.
CONHEÇA A ENFERMAGEM ESTÉTICA
Quais as principais legislações/resoluções da Enfermagem Estética
A enfermagem estética é uma área em crescimento que exige regulamentação rigorosa para assegurar a prática segura e ética dos procedimentos estéticos. No Brasil, a atuação do enfermeiro esteta é regida por diversas legislações e resoluções específicas.