
PUBLICAÇÕES
15 de abril de 2025
A ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM ESTÉTICA

Camila Izabela de Oliveira Machado e Roselaine Roratto Muner
Em busca da manutenção de uma pele saudável e da melhora de condições inestéticas, a enfermagem se apropriou de mais um escopo de cuidado da saúde e estética. Em 2016, o COFEN normatizou a atuação da enfermagem na área da estética e a formação profissional a nível de pós-graduação.
Um estudo buscou apresentar o processo de regulamentação da especialidade em enfermagem estética, abordar o desenvolvimento de competências e apresentar o escopo de prática do enfermeiro esteta. Esta pesquisa usou abordagem qualitativa para o levantamento documental, por técnicas de análise de conteúdo, para descrever o desenvolvimento da especialização em enfermagem estética. O levantamento foi realizado entre abril e outubro de 2024, com a análise de resoluções, pareceres, guias e protocolos técnicos, dados sobre as pós-graduações registradas, conteúdos programáticos, artigos sobre empreendedorismo na enfermagem e atuação na área da estética.
A prática da enfermagem estética está regulamentada pelo COFEN e pautada na lei do exercício profissional e deontologia da enfermagem. O perfil do enfermeiro esteta se configura a partir da pós-graduação, com desenvolvimento técnico, de gestão e empreendedorismo. O conteúdo programático e o escopo prático são aplicados à identificação das disfunções estéticas, execução dos procedimentos indicados e atenção integral com foco na qualidade de vida.
A atuação do enfermeiro na Enfermagem Estética tem se revelado transformadora, permitindo ao profissional se tornar protagonista de um cuidado autônomo voltado ao bem-estar e à autoestima da população.
A busca por serviços estéticos tem se consolidado como uma tendência global em ascensão, refletindo não apenas uma valorização da aparência, mas também uma demanda crescente por cuidados relacionados ao bem-estar físico e emocional dos indivíduos. Nesse cenário, a enfermagem estética surge como um campo de atuação cada vez mais relevante, oferecendo aos profissionais da área a oportunidade de expandir suas competências, ao mesmo tempo em que responde às necessidades de uma população em busca de cuidados especializados.
Com a imersão do enfermeiro nessa área de atuação, é necessário garantir oferta de serviços com qualidade e segurança aos usuários. É de extrema relevância a garantia de acesso aos cursos de pós-graduação para que os profissionais sejam capazes de ofertar o cuidado estético com excelência.
Leia o artigo na íntegra: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2501/4125
Camila Izabela de Oliveira Machado¹ e Roselaine Roratto Muner²
1- Enfermeira, Pos-graduada em Educação em Saude-UnB, Pós-graduada em
Enfermagem Dermatológica e Estética, Pós-graduada em Ozonioterapia,
Mestre em Saúde Coletiva-UnB, Membro Câmara Técnica de Estética COREN DF (2023/24), Membro Comissão Editorial e Científica SOBENFEE, Coordenadora e Docente da Disciplina Enfermagem na Área da Estética-UnB, Doutoranda em Ciências da Saúde-UnB.
2- Enfermeira, Doutora em ciências
biomédicas, Especialista em
Acupuntura, Especialista em
Cosmetologia Clínica, Especialista em
Cosmetologia Clínica aplicada a Estética, Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos, Especialista em enfermagem dermatológica, Especialista em ozonioterapia e terapias oxidativas.