Curso Pré-Congresso Feridas 2024
Manejo no desbridamento Biológico com utilização de Larvas no tratamento de feridas
26/11/24
08:30-12:30
Sala 15
COORDENADORA
Julianny Barreto Ferraz
(RN)
Pioneira em terapia larval, em humanos, no Brasil
Mestra em Práticas de saúde e Educação
Especialista em enfermagem dermatológica
Presidente da Comissão de curativos do HUOL- UFRN
PALESTRANTE
Macyra Celly de Sousa Antunes
(RN)
Enfermeira Pós graduada em Tecnologias educacionais e Educação a Distância (IFRN) (2018); Pós graduada em Enfermagem Dermatológica UFRN. Atualmente atua como COO (Chief Operation Officer) da Clinica de Estetica avança e SPA Corpore e no Hospital Universitário Onofre Lopes DESDE 2014, na Comissão de curativos do HUOL.
PALESTRANTE
Simone Maria da Silva
(RN)
Enfermeira dermatologista, especializada no tratamento de feridas na pessoa com diabetes pela Universidade telematica eCampus, Italia. Formada pela UNI-RN. Atualmente trabalho em uma estrutura sanitaria especializada em geriatria na Italia, professora para assistente sanitário da região do Piemonte, Italia. Por 10 anos, integrei a comissão de curativos do hospital Universitario Onofre Lopes, onde trabalhei ativamente com a terapia larval. Além disso, sou mentora de enfermeiros brasileiros que buscam crescimento profissional internacional.
PALESTRANTE
Tatiane de Souza Guerra
(RN)
Enfermeira Especialista em Dermatologia pela Cenpx; Com EXPERTISE em Laseterapia; Coordenadora da Comissão de Pele do Complexo hospitalar Severino Lopes ; Sargento de Exército Brasileiro.
EMENTA / OBJETIVO
Trata-se de um tema relevante por proporcionar ao usuário, com feridas de difícil cicatrização, a possibilidade de maior controle da dor, infecção, biofilme além de minimizar a ocorrência de amputações maiores e de septicemia. Nosso objetivo é difundir a técnica para sensibilização da população acadêmica e profissional. Curso para profissionais de saúde e estudantes
PROGRAMA
O que é a terapia larval
Histórico
Conhecendo o inseto e suas características
Manejo da ferida com a terapia larval
O que diz o usuário sobre a larva em sua ferida
Prática da aplicação da larva, em pata de porco (a depender da produção do animal)
> Para participar dos Cursos é necessário estar inscrito no Congresso.