

Caros Congressistas! É com muita alegria que compartilho com vocês que estaremos participando mais uma vez de um Congresso tão grandioso, o qual se caracteriza pela qualidade e cientificidade dos Temas abordados e palestrantes renomados, com certeza condizente com o nível dos congressistas participantes.
O Projeto Adote uma Lesão, com Certificação de Registro de Marca junto ao Instituto Nacional de propriedade Industrial sob o nº 914968106, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria- UFSM-RS.
E desde 2015, atuamos em parceria com a nossa Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética- SOBENFeE, a qual sempre apoiou e auxiliou para a concretização deste na divulgação e apresentação de Relatos de Experiência dos profissionais que atuam na Prevenção e Tratamento de Lesões, e consequente incentivo às publicações de artigos dos reatos apresentados.
Vale ressaltar que Adotar a(s) lesão(s) de um paciente se estende a todo indivíduo portador ou com risco de desencadear a mesma(s). Insere-se neste contexto todos os pacientes internados ou não, em Instituições Hospitalares, Asilares, Ambulatoriais, Domiciliares, usuários cadastrados em programas de Atenção Básica.
O “ADOTAR UMA LESÃO” inclui ainda envolver a equipe multiprofissional e interdisciplinar para evolução efetiva do tratamento.
A busca da conscientização dos profissionais desta área aliando conhecimento científico e competência técnica irão garantir a redução dos índices tão elevados de lesões a serem tratadas e efetivamente cicatrizadas, contribuindo para uma sociedade mais saudável física e emocionalmente.
A escolha do produto, cobertura a ser utilizada no tratamento deve ser coerente com a fase da cicatrização e ou o estágio da mesma, avaliando os fatores que predispõe ou interferem na sua evolução (idade, doença de base, fatores nutricionais, infecções, clínica laboratorial...).
NÃO é responsabilidade do profissional da área da saúde fornecer ao paciente a cobertura, bem como os material para realização do curativo. Este projeto tem como entre muitos objetivos, envolver e comprometer os Órgãos Governamentais, Estaduais, Municipais no auxílio de recursos financeiros para o tratamento desta comorbidade, corresponsabilizando também paciente, familiar e/ou seu cuidador na reabilitação e fechamento da lesão.
Por isso, na intenção de promover e estimular nossa enfermagem, convido aos congressistas inscrever seus trabalhos como relatos de experiência, compartilhando suas práticas baseadas em evidência. O tempo para apresentação será de até 10 min.
Reforçando que este tem como principal objetivo apresentar imagens da lesão inicial até sua efetiva cicatrização, bem como detalhamento da história e clínica do paciente, o qual está disponível na forma de check list no site do Congresso.
Um forte e carinhoso abraço a todos!

Drª Enfª Neida Luiza Kaspary Pellenz
Objetivo Geral
-
Intervir na prevenção e tratamento de lesões de pele por meio de capacitações a profissionais da área da saúde e comunidade em geral.
Objetivos específicos
-
Comprometer a Enfermagem no uso de sua atribuição legal à prevenção e tratamento de lesões, com atuação efetiva da equipe multiprofissional.
-
Buscar alternativas de cuidado que possam contribuir para evolução eficaz no processo de cicatrização.
-
Envolver as Instituições de saúde e órgãos competentes para o investimento e possibilidade de tecnologias de cobertura para prevenção da integridade cutânea e tratamento das lesões.
-
Motivar o paciente com lesão, seu familiar e/ou cuidador, para adesão do seu tratamento, co-responsabilzando-os para auxiliar na sua reabilitação, melhora de sua qualidade de vida,
-
Enfatizar a necessidade de avaliação da equipe multiprofissional dos fatores que predispõe ao desenvolvimento das lesões, como idade, doença de base, nutrição, clinica laboratorial, saúde mental, qualidade de vida.
-
Fortalecer a Enfermagem como profissionais atuantes na sua especificidade aliando a sua competência técnica fundamentada no conhecimento científico.
-
Organizar um Simpósio Nacional promovendo o projeto Adote uma lesão com o objetivo de compartilhar experiências práticas e conhecimentos científicos sobre o tema central deste projeto.
-
Estimular os profissionais da área da saúde, em especial os enfermeiros à produção de publicações científicas das lesões adotadas.
Histórico do projeto
Acompanhar a evolução dos portadores de lesões é um desafio para diversas equipes de saúde.
O alto índice de pessoas que apresentam alterações na integridade da pele resultou num grande problema de saúde pública. Por isso, em 2008, a Profª. Enfª Neida Luiza Kaspary Pellenz criou o projeto Adote uma lesão.
Em 2015, o projeto foi apresentado à comunidade acadêmica e a profissionais da saúde no Congresso Brasileiro de Enfermagem, em parceria com a SOBENFeE (Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética).
Em 2017 e 2018 os relatos de experiência já eram parte do congresso SOBENFeE e neste ano, continuamos a nossa parceria.
Orientações para a submissão do seu Relato de Experiência
-
Preencha-o completamente, inclua fotos, colete as assinaturas necessárias e salve o Termo em PDF
-
Baixe o Check-List que será o seu instrumento guia para a escrita do relato
-
Preencha corretamente todo o formulário on-line de submissão
-
Insira a ordem completa dos autores participantes, CPF’s e Instituições
-
Escolha a categoria: Projeto Adote uma Lesão
-
Opte pela forma: Relato de Experiência - Adote uma Lesão
-
Escreva seu resumo obedecendo as regras de submissão do Congresso
-
Anexe o Termo de Consentimento e Avaliação
-
Clique em “Salvar Resumo”.
IMPORTANTE: NÃO ESQUEÇA DE ANEXAR O TERMO DE CONSENTIMENTO E AVALIAÇÃO!
#FicaADica
O instrumento de avaliação deve estar totalmente completo. Assim, poderemos identificar a predisposição à cicatrização, como IDADE, DOENÇA DE BASE, NUTRIÇÃO, COMORBIDADES e ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE.
A APRESENTAÇÃO APÓS O ACEITE
O autor responsável pela submissão do relato será comunicado, por e-mail, do resultado da avaliação.
Tendo sido aceito para apresentação no Congresso, o autor:
-
Deverá entregar seu arquivo em formato .PPT no Media Desk com antecedência mínima de 1 hora para o início de sua sessão.
-
Cada apresentação oral pode durar até 10 minutos, sendo 8 minutos para apresentação e 2 minutos para comentários.
REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO
-
Ser profissional da área ou estudante de graduação
-
Cada autor principal pode submeter até 3 trabalhos
-
Cada trabalho pode conter até 8 autores
-
Até 3 trabalhos apresentados pelos próprios autores
PREMIAÇÃO
Serão premiados os melhores trabalhos, as definições desta premiação serão divulgadas em breve.
DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Em caso de dúvidas ou para mais informações, favor entrar em contato com a Secretaria Executiva no e-mail Programacaocientifica3@mezclaeventos.com.br ou WhatsApp 21 99752-2726 (falar com Catiucia Oliveira)