Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética

Rua México, 164, sl 62 - Centro Rio de Janeiro
+55 (21) 2259-6232 - sobenfee@sobenfee.org.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

RELATO DE EXPERIÊNCIA – APRESENTAÇÃO ORAL

PROJETO ADOTE UMA LESÃO

O Projeto Adote uma Lesão,  (Ensino, Pesquisa e Extensão), idealizado pela Dra. Enfª Neida Luiza Kaspary Pellenz, com Certificação de Registro de Marca junto ao Instituto Nacional de propriedade Industrial sob o nº 914968106, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria- UFSM-RS, na data de 07/05/2019.

 

E desde 2015, atuamos em parceria com a nossa Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SOBENFeE, a qual sempre apoiou e auxiliou para a concretização e fortalecimento deste Projeto na divulgação e apresentação de Relatos de Experiência dos profissionais que atuam na Prevenção e Tratamento de Lesões.

Vale ressaltar que Adotar a(s) lesão(s) de um paciente se estende a todo indivíduo portador ou com risco de desencadear a mesma(s). Insere-se neste contexto todos os pacientes internados ou não, em Instituições Hospitalares, Asilares, Ambulatoriais, Domiciliares, usuários cadastrados em programas de Atenção Básica.

O “ADOTAR UMA LESÃO” inclui ainda envolver a equipe multiprofissional e interdisciplinar para evolução efetiva do tratamento. A  busca da conscientização dos profissionais desta área aliando conhecimento científico e competência técnica irão garantir a redução dos índices tão elevados de lesões a serem tratadas e efetivamente cicatrizadas, contribuindo para uma sociedade mais saudável física e emocionalmente.

A escolha do produto, cobertura a ser utilizada no tratamento deve ser coerente com a fase da cicatrização e ou o estágio da mesma, avaliando os fatores que predispõe ou interferem na sua evolução (idade, doença de base, fatores nutricionais, infecções, clinica laboratorial...).

Lembrando ainda, que este Projeto se caracteriza pela Adoção de uma Lesão  até sua reparação tecidual efetiva, ou seja, para apresentação  do  Relato de Experiência, esta deverá estar totalmente reepitelizada.

NÃO é responsabilidade do profissional área da saúde fornecer ao paciente a cobertura, bem como os material para realização do curativo. Este projeto tem como entre muitos objetivos, envolver e comprometer os Órgãos Governamentais, Estaduais, Municipais no auxilio de recursos financeiros para o tratamento desta comorbidade, corresponsabilizando também paciente, familiar e/ou seu cuidador na reabilitação e  fechamento da lesão.

Objetivos

  • Adotar a lesão de um paciente com risco de desenvolver a mesma ou previamente instalada, permitindo a redução dos Índices  elevados desta enfermidade.

 

Objetivos específicos

  • Comprometer a Enfermagem no uso de sua atribuição legal à prevenção e tratamento de lesões , com atuação efetiva da equipe multiprofissional.

  • Buscar alternativas de cuidado que possam contribuir para evolução eficaz no processo de cicatrização.

  • Envolver  as Instituições de saúde e órgãos competentes para o investimento e possibilidade de  tecnologias de cobertura  para prevenção da integrida de cutânea e tratamento das lesões.

  • Motivar o paciente com lesão, seu familiar e/ou cuidador, para adesão do seu tratamento, co-responsabilzando-os para auxiliar na sua reabilitação, melhora de sua qualidade de vida,

  • Enfatizar a necessidade de avaliação da equipe multiprofissional dos fatores que predispõe ao desenvolvimento das  lesões, como idade, doença de base, nutrição, clinica laboratorial, saúde mental, qualidade de vida.

  • Fortalecer a Enfermagem como profissionais atuantes na sua especificidade aliando a sua competência técnica fundamentada no conhecimento científico.

  • Estimular os profissionais da área da saúde, em especial os enfermeiros à produção de publicações científicas  das lesões adotadas.

9 passos para submeter seu resumo

  1. Baixe o TERMO DE CONSENTIMENTO E AVALIAÇÃO E CHECK LIST

  2. Preencha completamento o termo Baixado neste site, salve em PDF

  3. Preencha corretamente todo formulário de submissão

  4. Insira a ordem completa dos autores participantes, CPF’s e instituições

  5. Opte pela forma: Relato de Experiência - Adote uma Lesão

  6. Escolha a categoria: Projeto Adote uma Lesão

  7. Escreva seu resumo obedecendo as regras de submissão do Congresso

  8. Clique em SALVAR

  9. ANEXE o TERMO DE CONSENTIMENTO E AVALIAÇÃO E CHECK LIST

 

 

IMPORTANTE: NÃO ESQUEÇA DE ANEXAR O TERMO DE CONSENTIMENTO E AVALIAÇÃO.

Abaixo as orientações de como baixar, preencher e enviar o termo via sistema.

 

  • Baixar o Termo de consentimento e Avaliação e Check List,

  • Preencher completamente, incluir fotos, coletar as assinaturas necessárias, e salvar em PDF

  • Clique em salvar seu resumo e você será direcionado para outra página

  • Clique na seta azul – ENVIAR PAPER

  • Selecione envie um ÚNICO ARQUIVO EM PDF – e ANEXE

  • Clique em enviar e pronto (certifique-se que seu anexo foi salvo)

#FicaADica

O instrumento de avaliação deve estar totalmente completo. Assim, poderemos identificar a predisposição à cicatrização, como IDADE, DOENÇA DE BASE, NUTRIÇÃO, COMORBIDADES e ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE.

A apresentação após aceite

  • O autor deve entregar seu arquivo em PDF ou PPT na mídia desk com 1 hora de antecedência de sua apresentação

  • Cada apresentação pode durar até 10 minutos, reservando 2 minutos para comentários

Regras para participação 

  • Ser profissional da área ou estudante de graduação

  • Cada autor principal pode submeter até 3 trabalhos

  • Cada trabalho deve ter até 8 autores

  • Até 3 trabalhos apresentados por autor

 

PREMIAÇÃO

 

Serão premiados os melhores trabalhos, as definições desta premiação serão divulgadas em breve.

 

 

Histórico do projeto

 

Acompanhar a evolução dos portadores de lesões é um desafio para diversas equipes de saúde.

 

O alto índice de pessoas que apresentam alterações na integridade da pele resultou num grande problema de saúde pública. Por isso, em 2008, a Profª. EnfªNeida Luiza Kaspary Pellenz criou o projeto Adote uma lesão.

 

Em 2015, o projeto foi apresentado à comunidade acadêmica e a profissionais da saúde no Congresso Brasileiro de Enfermagem, em parceria com a SOBENFeE (Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética).

 

Em 2017 E 2018 os relatos de experiência já eram parte do congresso SOBENFeE e neste ano, continuamos a nossa parceria.

 

Clique aqui para baixar o TERMO DE CONSENTIMENTO E AVALIAÇÃO E CHECK LIST (arquivo word)

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

MEZCLA EVENTOS

E-mail: temalivre@sobenfee.org.br